Ontem pela madrugada terminei de ler uma obra escrita por Mary Kathryn Baxter, que no mínimo posso chamar de impactante. Se trata de um livro que teve sua primeira edição publicada em 1995 mas que até hoje tem levado vidas a refletir sobre sua existência, sobre o que vem após esta vida e para onde estamos encaminhando nossas almas.
O livro escrito por Mary Baxter, A Divina Revelação do Inferno, é fruto de uma visão que ela recebeu, onde o próprio Jesus a levou as mais profundas partes do inferno, afim de que ela alertasse as pessoas na terra sobre o terrível destino que está reservado para aqueles que praticam o mal, e não creem no nome de Jesus e em sua palavra.
Fica aqui minha dica para quem está procurando algo para ler! O livro é facilmente encontrado em livrarias e também em versões e-book para download.
A leitura desta obra me fez parar pra pensar e orar, e meditar muito não somente sobre o castigo eterno que estava descrito de forma tão horrenda naquele livro, mas também na salvação, no futuro de paz que Deus tem nos preparado e que nem olhos viram e nem ouvidos ouviram. Logo em seguida o EspíritoSanto me conduziu a leitura de um texto que fica em Isaías, e que diz assim:
" Por que, eis que crio novo céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão:
Mas alegrai-vos e regozijai-vos perpetuamente no que eu crio; porque criou para Jerusalém motivo de exultação e para o seu povo motivo de gozo.
E exultarei em Jerusalém, e folgarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor." - Isaías 65.17-19
Neste artigo que hoje escrevo gostaria de falar um pouco sobre este novo céu e nova terra, sobre este reino vindouro que nos foi preparado desde a fundação do mundo (Mt 25.34).
Primeiramente devemos esclarecer o que Isaías no texto que lemos, e João em Apocalipse - ("E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe" Ap. 21.1) -, querem dizer ao utilizarem os termos "NOVO CÉU" e "NOVA TERRA".
Existem várias linhas teológicas quando o assunto abordado é, "onde passaremos a eternidade", ou seja, onde será este novo céu e esta nova terra que aparece descrito em tantas passagens bíblicas, e é motivo de esperança tanto para Israel, quanto para todos os povos alcançados pela Graça redentora de Jesus Cristo através de seu sacrifício na cruz.
Partindo do pré suposto de que este reino a qual Jesus, Isaías e João se referem, não é um reino espiritual em sua totalidade, antes possui aspectos físicos e apalpáveis porém com a possibilidade de serem diferentes da matéria convencional que hoje nos rodeia, e também que se trata de um reino totalmente regenerado e livre do pecado e de toda culpa, tomaremos como ponto de partida alguns versículos chave - SEM ISOLÁ-LOS DE SEU CONTEXTO, antes analisando o texto como um todo, e sempre nos embasando em passagens bíblicas que deem respaldo para a argumentação - para tentar a luz da palavra, levantar uma hipótese que pode ser real com base em dados bíblicos, sobre a localização da Nova Jerusalém, no mundo pós-milenar.
O mais correto a se afirmar, que é o pensamento teológico mais aceito, é de que a nova Jerusalém se situará no que o Apóstolo Paulo, em sua segunda carta aos coríntios no capítulo 12 verso 2, chama de terceiro céu - (Primeiro céu = céu atmosférico, ou seja, este que vemos a olho nu; segundo céu = céu cósmico, ou seja, o céu que só enxergamos por intermédio de telescópios e onde se encontram os planetas, astros, etc; terceiro céu = céu celestial, onde a santíssima trindade habita juntamente com os anjos e os santos que aguardam a ressurreição que virá com a segunda vinda Jesus, e onde atualmente se encontra a cidade santa).
Sabemos então que após a vinda de Jesus, após os 7 anos de enganação do Anti-Cristo e toda aquele cenário de batalha, guerra e vitória por parte de Deus (Apocalipse 19.11-21), o mundo viverá um período que se chama Milênio. Explicando a grosso modo, neste espaço de tempo que durará mil anos, Satanás será preso e não poderá enganar mais ninguém, após este período ele será solto, tentará novamente enganar os povos da terra, mas sem qualquer êxito será lançado no lago que arde com fogo e enxofre, e será atormentado pelos séculos dos séculos, vindo depois disto o Grande Trono Branco, que é o ultimo julgamento, onde aqueles que não forem achados inscritos no livro da vida serão lançados no lago de fogo, e aí sim, O FIM. (Apocalipse 20).
Ok, já sabemos o destino de satanás e seus anjos, também sabemos o que acontecerá com aqueles que irão para a segunda morte, mas aonde é que os herdeiros da promessa de um novo céu e uma nova terra ficarão?
Bom, eu disse inicialmente que tentaria a luz da sagrada escritura apresentar a vocês o local de nossa futura habitação, a Nova Jerusalém. Afinal ela ficará para sempre no terceiro céu ou em algum momento se instalará em qualquer outra parte do universo?
Como disse, a linha mais aceita é de que esta cidade santa ficará para sempre no céu, ao contrário do que muitas seitas apregoam (como o jeovismo), de que o paraíso será aqui nesta terra como a conhecemos hoje, mas com um caráter físico renovado, temos evidências de que o que Deus tem preparado para nós está bem longe de ser neste mundo que hoje habitamos, "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus." - II Corintios 2.5.
Outro argumento que reforça a ideia de que a Nova Jerusalém não será estabelecida aqui na terra, é que em várias passagens bíblicas escatológicas, há a afirmação de que, o mundo que vivemos será destruído conforme forem se cumprindo as profecias apocalípticas reveladas a João na ilha de Patmos.
"O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, que foram lançados na terra; e foi queimada a terça parte da terra, a terça parte das árvores, e toda a erva verde. O segundo anjo tocou a sua trombeta, e foi lançado no mar como que um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar.
E morreu a terça parte das criaturas viventes que havia no mar, e foi destruída a terça parte dos navios.
O terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.
O nome da estrela era Absinto; e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.
O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhante, e semelhantemente a da noite.
E olhei, e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia com grande voz: Ai, ai, ai dos que habitam sobre a terra! por causa dos outros toques de trombeta dos três anjos que ainda vão tocar"-Apocalipse 8.7-13
De acordo com a visão de João não somente a terça parte da terra bem como a terça parte cósmica, será levada a uma destruição, o que dá mais força ainda ao pensamento teológico de que tanto o planeta terra quanto o universo que temos, serão destruídos e não mais existirão.
Para dar mais ênfase ainda a esta argumentação, de que nosso planeta será destruído, e nós habitaremos em uma outra terra, nova, santa e livre de todo pecado e culpa, temos o texto de II Pedro 3.12 "Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?
Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça."
Aplicando um pouco de exegese bíblica podemos reforçar um poucos mais esta ideia de que o mundo será exterminado e que viveremos em uma terra santa, totalmente nova, reservada e preparada especialmente para nós, os salvos.
Bom vamos lá!!
Quando em Isaías, Deus nos diz que ele "Cria um novo céu e uma nova terra" e também em II Pedro, como acabamos de ver, Pedro diz "aguardamos novos céus e uma nova terra", tanto a palavra criar quanto a palavra novo/novos são sinônimos em seu sentido etimológico na língua hebraica. Deixe-me explicar melhor, quando Deus ele disse que CRIA, ele usa o verbo CRIAR em hebraico que é BARA e significa criar a partir do nada, este verbo sempre é usado para expressar criações de ordem cósmica, como podemos ver em Gn 1.1 "E no princípio criou (BARA) Deus o céu e a terra", ou seja Deus criou o céu e a terra do nada, sem precisar de uma matéria já existente. Continuando, em ambos os textos quando os autores usam as palavras criar e novo, eles estão usando o mesmo verbo em hebraico, se referindo a coisas criadas do nada, coisas que nunca existiram antes.
Concluímos então, que o novo céu e a nova terra não poderia ser esta terra aqui, porquanto esta já foi criada, e Deus não usou nenhuma matéria existente para criar a cidade santa. Colocamos por terra aqui o argumento de que o paraíso será na terra.
Há ainda estudiosos da Sagrada Escritura que seguindo esta linha de pensando, de quem um dia tanto a terra quanto o universo serão aniquilados, e embasados nos mesmo textos e análises exegéticas, afirmam que quando tudo isso acontecer e o universo inteiro for aniquilado, a nova Jerusalém descerá do céu e se estabelecerá no vácuo espaço que antes o antigo e já extinto planeta terra ocupava. Dizem isto tendo por base o versículo de
Apocalipse 21.2 que diz: "E eu, João, vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo"
Por este texto utilizar o verbo descer, é que eles defendem este argumento de que, pode ser que a Nova Jerusalém, repito HIPOTETICAMENTE, venha a ocupar o espaço físico no universo que hoje ocupa a Terra.
De qualquer modo existem mistério que mesmo com todos os estudos do mundo jamais seremos capazes de desvendar, mas deixo aqui duas linhas teológicas para que você estude, e se você tiver alguma duvida é só mandar que com prazer tentarei ajudá-lo!!.
Enfim, seja no céu ou de baixo dele, o que importa é que estarei lá estreando a Nova Jerusalém junto com Jesus e todos os santos que venceram este mundo rs!
E se você ainda não entregou sua vida totalmente a Jesus Cristo, te convido a fazer isto o mais breve possível, pois está perto o dia em que Ele separará o joio do trigo. Entregue-se a Jesus e garanta sua morada eterna neste novo céu e nova terra, onde não haverá mais choro, ou morte, ou noite, e pra sempre viveremos face a face com nosso Jesus.
Graça e paz!
Porque
sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer,
temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos
céus.
2 Coríntios 5:1
2 Coríntios 5:1
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo.
E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
Isaías 65:17-19
Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo.
E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
Isaías 65:17-19
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo.
E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
Isaías 65:17-19
Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo.
E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
Isaías 65:17-19
Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.
Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo.
E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
Isaías 65:17-19
Mas vós folgareis e exultareis perpetuamente no que eu crio; porque eis que crio para Jerusalém uma alegria, e para o seu povo gozo.
E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor.
Isaías 65:17-19
Nenhum comentário:
Postar um comentário