sexta-feira, 29 de maio de 2015

Mente Vazia Oficina do Diabo!!!


Coincidência ou não, domingo passado na aula de teologia que ministro em minha igreja, debatíamos sobre como espíritos ruins (demônios), sendo conhecedores da vida das pessoas, principalmente do passado, se utilizam de certas ferramentas e artimanhas para com astúcia enganar, amedrontar e até mesmo confundir a mente e o coração de muita gente, quando o assunto é o contato com os mortos e o mundo espiritual.

Esta semana estava em viagem quando me deparei com uma mensagem em meu WhatsApp, de uma prima minha que tem apenas 14 anos. A mensagem dizia o seguinte: "Ju, você sabe me dizer se esse negócio que estão fazendo do "Charlie" é verdade?". Como estava viajando a semana toda acabei me desligando um pouco das noticias que circulam nas redes sociais que utilizo (Twitter, Facebook e Instagram) e também dos noticiários de TV - uma vez que a tal "brincadeira" alcançou grandes proporções, conquistando um espaço em cada jornal da TV e nos sites de notícia - não estava informada sobre o assunto.


Me espantei quando fui pesquisar sobre o desconhecido para mim "Charlie Charlie Challenge", e descobri que desde terça-feira (26) a brincadeira tem se espalhado de forma viral pela internet através da hash tag #charliecharliechallenge nas principais redes sociais e também através de vídeos no Youtube, alcançado milhares de adolescentes e jovens em todo mundo, que instigados pela curiosidade aceitam o desafio sem maiores preocupações.

A brincadeira consiste em posicionar dois lápis em forma de cruz sobre uma folha, e nos espaços entre um lápis e outro escrever as palavras "SIM" e "NÃO", e a partir daí "invocar" o espírito de Charlie, um assistente do diabo, que prontamente responde as perguntas de quem o invoca, movendo o lápis em direção a resposta. Mas não se engane, Charlie não é tão bonzinho assim, diz a lenda que se você sair da brincadeira sem sua permissão a caçada começa e então Charlie perturba, assombra e persegue quem o evocou.

Nada muito diferente das "brincadeiras" já conhecidas pelos adolescentes das décadas de 70, 80 e 90, como o jogo do copo ou do compasso. Mas se o jogo segue basicamente a mesma estrutura destes outros desafios já ultrapassados e desacreditados, por que ganhou tanto espaço e repercussão nas últimas semanas?

Bom, como sabemos que 99,9% das informações divulgadas nas redes sociais, principalmente no Facebook, são de fontes desconhecidas e quase sempre inverossímeis, fui pesquisar em lugares confiáveis sobre a origem de tal brincadeira, já que a origem viral se deu pelo Twitter, que não pode ser considerado uma fonte absoluta de informação.

A partir daí descobri que o tal desafio se originou no México, através de duas garotas que invocam o espírito de um "demônio" mexicano chamado Charlie. Diz a lenda que elas perguntaram se iam morrer cedo, e o espírito disse que sim, mas sem dizer qual das duas seria. Abandonando o jogo sem a permissão de Charlie, uma série de coisas ruins começaram a acontecer na vida das garotas, levando uma delas a morte e atormentando a outra através de sonhos.

Como já era o esperado, segundo Maria Elena Navez da BBC World, NÃO existe nenhuma lenda urbana mexicana que envolva uma entidade, espírito demoníaco ou antepassado chamado Charlie. De acordo com ela, as lendas mexicanas são originárias dos Maia e Astecas, assim como muitas crenças tiveram inicio durante a conquista espanhola.  Na mitologia mexicana pode-se encontrar deuses com nomes como ‘Tlaltecuhtli’ ou ‘Tezcatlipoca”, mas nenhum com o tal nome Charlie.

O que nos leva a acreditar que tudo isso é uma grande mentira, em origem e fatos, e que não podemos considerar que realmente o tal assistente do diabo esteja movimentando lápis em direção a respostas sobre o futuro das pessoas.

E como explicar o que tem sido noticiado na TV, de casos de adolescentes que realmente viram o lápis se movimentar e que estão profundamente atormentando?

Primeiramente tomaremos por base o versículo de João 8.44b
"ele (o diabo) é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, por que nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; por que é mentiroso, e pai da mentira."

Como este jogo se iniciou com uma história inventada, se camuflando entre as lendas e mitos mexicanos, podemos considerar uma mentira, ou seja, algo arquitetado pelo diabo e seus anjos, uma vez que ele é o pai da mentira, para colocar medo, pavor, duvida e até mesmo crenças errôneas na mente das pessoas, que a partir daí passam a crer que realmente um espírito de alguém que já morreu possa estar se comunicando e revelando perguntas sobre o futuro.

Em segundo lugar, o que dizer sobre revelar o futuro, coisas que irão acontecer, sem que estas profecias venham de Deus?

Há uma história na bíblia, relatada lá em I Samuel capítulo 28 a partir do verso 7, onde o Rei Saul (rei de Israel), tenta consultar o profeta Samuel, então já morto, através de uma necromante. Aparentemente o espírito de Samuel aparece a Saul lhe falando sobre seu futuro, mas o que Saul não sabia, era que aquele espírito que falava através da boca da necromante não era Samuel, e sim um espírito maligno que fora enviado para confundi-lo, tirar sua paz e provocar a ira de Deus sobre sua vida.

Veja o que diz em seguida no livro de I Cronicas 10.13 e 14a: "Assim morreu Saul por causa da sua infidelidade para com o Senhor, porque não havia guardado a palavra do senhor; e também por que buscou adivinhadora para consultar, e não buscou ao Senhor.."

Acreditar em espíritos de mortos e na comunicação com eles, principalmente buscando adivinhações futuras, provoca a ira de Deus e aparta o Espírito Santo de nossas vidas. Devemos somente buscar a Deus quando queremos saber sobre as decisões que devemos tomar e sobre qual a Sua vontade soberana para nossas vidas, jamais Deus se deixará usar como uma bola de cristal para prever o futuro e nem seus homens como cartomantes. Deus envia seus profetas para orientar o povo, e não para servir como adivinhos desvendando os mistérios do futuro.

Sobre o mistério do Charlie Charlie Challenge posso concluir que:

1. Tudo é uma grande mentira desde a origem até os acontecimentos, o diabo é o pai da mentira, e sabendo que seu fim está próximo está tentando arrastar o máximo de vidas com ele, levando-as ao medo, ao pânico, terror noturno, perturbação, depressão e em casos mais extremos até mesmo ao suicídio, tudo isso através de mentiras disseminadas pelos meios mais eficazes de comunicação da atualidade;

2. As perturbações na vida desses adolescentes após terem feito o desafio, não se deu por conta do papel, das perguntas e respostas ou pelo simples fato de um "espírito" não ter permitido a saída deles da brincadeira. A resposta simplesmente se encontra em Efésios 4.27 "Não deis lugar ao diabo".
Quando você se abre a este tipo de coisa, esta dando lugar ao diabo para usar sua mente e seus sentimento como campo de batalha. Se mantenha longe deste tipo de coisa. Se aproxime de Deus ele sim, jamais trará medo, confusão e morte a sua vida.

3. O cursor dos lápis podem ter se movimentado em duas situações: a primeira, como o ponto de equilíbrio do lápis é bastante frágil e qualquer movimento ou deslocamento é capaz de o mover, basta portanto um leve e imperceptível sopro para que isso aconteça.
Em segundo lugar, satanás pode em alguns casos enviar ventos para mover o lápis de alguma forma colocando o pavor no coração dos participantes, já que ele utilizará de todos os métodos para "assombrar" a mente das pessoas.

E para enfim finalizarmos, vem a noticia bombástica sobre a grande repercussão do assunto. A brincadeira toda começou para servir de marketing viral para o lançamento do filme the Gallows que está para estrear e ganhou seu primeiro trailer na internet.

Concluo aqui fazendo um pedido aos jovens e adolescentes desta geração, se ocupem, se alimentem da palavra de Deus, leiam, sejam homens e mulherer inteligentes e sábios. afinal já dizia minha mãe "mente vazia, oficina do diabo". Cresçam em sabedoria e em conhecimento de Deus, e não se envolvam ou deem lugar as coisas do diabo e verão que isto tudo não passa de uma mentira para te tirar do verdadeiro foco, Jesus Cristo.

"Pensai nas coisas que são de cima, e não das que são da terra." Colossensses 3.2

Um comentário: